Teste esses métodos naturais para parar de fumar

Parar de fumar não é impossível e traz inúmeros benefícios para sua saúde

Muita gente não sabe, mas o vício em cigarro é considerado uma doença, o tabagismo. É uma dependência física à nicotina e é tão prejudicial à saúde que causa aproximadamente 50 doenças diferentes, podendo levar a morte. Por isso, nunca é tarde para deixar o vício.

Nos últimos anos o número de pessoas que fumam diminuiu consideravelmente, segundo o Ministério da Saúde, 9,3% da população brasileira tem o hábito de fumar, em 2006 era 15,6%. Apesar dos dados positivos, esse ainda é um assunto de saúde pública pelos problemas que o tabaco causa. 

Por isso, alguns especialistas recomendam métodos naturais que ajudam a encerrar o vício e melhorar a saúde.

1. Auriculoterapia: você já deve ter visto alguém com uma espécie de sementinha dentro da orelha, essa terapia medicinal estimula pontos específicos da orelha que refletem nos órgãos do corpo humano. Ela pode agir contra os sintomas da dependência química, além disso, é um bom auxílio contra a ansiedade, muitas vezes atrelada à necessidade de fumar.

2. Florais de Bach: existe floral para quase tudo que se possa imaginar, o objetivo deles é combater sofrimentos que causam os vícios ou compulsão, por isso ele é recomendado contra o cigarro. Se identificar a causa por qual você fuma, pode utilizar um floral específico para isso.

3. Fitoterapia: os remédios fitoterápicos são uma solução natural de desintoxicação, o cigarro tem inúmeros elementos tóxicos que ficam no corpo por muito tempo, com o uso contínuo. Além disso, esses medicamentos ajudam a melhorar os sintomas da abstinência.

4. Aromaterapia: o uso de cigarro está muitas vezes ligado ao estresse. É comum ver pessoas fumando em situações de tensão. Os óleos essenciais ajudam a acalmar, diminuindo a agitação e a ansiedade. Você pode utilizá-los em um aromatizador e levar para onde quiser.

Para motivar ainda mais, confira só os benefícios de parar de fumar com o passar do tempo, a partir de 20 minutos você já sente a diferença:

Após 20 minutos - A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas - Não há mais nicotina circulando no seu sangue.

Após 8 horas - O nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas - Seus pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias - Seu olfato já percebe melhor os cheiros, e seu paladar já degusta melhor a comida.

Após 3 semanas - Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora.

Após 1 ano - O risco de morte por infarto do miocárdio já foi reduzido pela metade.

Após 5 a 10 anos - O risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

A ajuda profissional também é fundamental, o SUS oferece tratamento para tabagismo por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, com profissionais de saúde qualificados. Se você tem interesse em parar de fumar, entre em contato com a Secretaria de Saúde, lá eles vão te informar onde há a oferta do tratamento. 

Sinta-se motivado para deixar o vício e cuidar melhor da sua saúde, deixar o cigarro agora pode garantir vida longa e de qualidade. 

Tags: fumar qualidadedevida

Veja mais