Terapias naturais podem te ajudar a aliviar a enxaqueca

Dicas simples no dia a dia que podem te ajudar a se livrar daquela dor insuportável

Quem nunca sentiu aquela dor de cabeça acompanhada de náusea, vômito e sensibilidade à luz? É a clássica enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) que atinge 31 milhões de brasileiros de maneira crônica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se você faz parte deste número, sabe que não tem analgésico que faça a dor sumir permanentemente. Sobretudo porque a enxaqueca ainda não tem cura, mas tem tratamento que leva ao controle e alívio dos sintomas. 

A primeira coisa que é preciso ter em mente na luta contra esse tipo de dor de cabeça é saber a causa. São inúmeros os fatores que levam o ao surgimento do problema, os principais são: estresse, ficar sem comer, excesso de cafeína, noites mal dormidas, tomar remédios demais, ingestão de gordura, fatores genéticos e hormonais, sedentarismo, entre outros.

Descobrindo a causa, é evitar esses hábitos prejudiciais é primordial. Adote uma rotina saudável, com uma alimentação balanceada, evitando café, açúcares, refrigerantes e alimentos gordurosos. Além disso, os exercícios físicos são grandes aliados pois fazem com que o corpo produza endorfina, além de regular alguns neurotransmissores como a serotonina e a melatonina, o que pode deixar o organismo mais resistente à dor.

Cuidando da saúde durante o dia, é necessário estar atento também ao sono. É preciso dar descanso ao cérebro para interromper ações que levam à dor. Na hora de dormir tenha um quarto confortável, no escuro, longe de qualquer aparelho eletrônico. 

Conte com ajuda natural

Alguns alimentos são opções naturais para reduzir as dores. Fáceis de achar e simples de fazer em casa.

Um deles é o suplemento natural de girassol, remédio rico em magnésio. Para ele, você vai precisar de 60 gramas de semente de girassol e meio litro de água. Asse as sementes espalhadas em um tabuleiro até ficarem com o aspecto amareladas e secas. Depois é só colocar as sementes dentro da água quente e deixar descansar por 20 minutos. Quando esfriar, coe e beba 3 vezes por dia, enquanto sentir os sintomas da enxaqueca. 

As compressas também é uma ajuda no alívio de muitas dores, com a enxaqueca não seria diferente, neste caso, recomenda-se a compressa de alfazema, a receita é: 10 gramas de folha de alfazema e meio litro de água. Basta ferver, aguardar 10 minutos. Para a compressa, use uma gaze ou toalha limpa, faça de 4 a 6 dobras e coloque na testa enquanto ainda está quente, vá repetindo essa ação durante 30 minutos.

Já a camomila é conhecida pelos efeitos de calma, juntamente com a laranja, ele ameniza a enxaqueca. Para fazer o chá, separe 2 copos de água, 2 laranjas picadas (com as cascas), 1 punhado de camomila seca, 6 folhas de louro e 1 limão. Basta adicionar os ingredientes na água fervente, ferver mais 2 minutos e depois adicionar o limão. Depois é só coar e beber durante as crises.

Contudo, por mais que existam alternativas para cuidar do problema, não deixe de procurar um profissional e em paralelo ao tratamento que ele propor, faça as alternativas trazidas aqui. 

 

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais