Sofre de insônia? Você tem mais chances de desenvolver doenças cardíacas

Confira dicas para melhorar as noites de sono

Que insônia faz mal à saúde isso é fato, contudo, uma revisão de pesquisas publicada no periódico científico Circulation confirmou que, por conta de uma variação genética, pessoas suscetíveis à insônia também têm riscos maiores de problemas cardíacos.

Alguns estudos anteriores já haviam feito essa relação, contudo, os pesquisadores não conseguiam definir que a insônia era a causa ou a consequência dos problemas, quando na verdade era além disso. 

O estudo foi realizado na Suécia com 1,3 milhão de indivíduos de quatro grandes pesquisas e grupos públicos. Os participantes poderiam ter ou não problemas cardíacos. A descoberta veio quando os cientistas utilizaram um método que é exclusivo do código genético, o objetivo era analisar sem pensar em outros fatores comuns como estilo de vida ou outras enfermidades.

Analisando os códigos, constatou-se que a alteração no DNA de quem tinha distúrbio do sono e riscos maiores de doenças cardíacas e até mesmo AVC. Porém, há uma observação, nem sempre quem tinha o gene da insônia tinha de fato problemas para dormir, algumas pessoas ainda não haviam desenvolvido o problema. 

De toda forma, já que um problema está ligado ao outro, para prevenir as doenças no coração e melhorar a qualidade do sono, existem algumas dicas simples, confira:

  • Ambiente de qualidade: não basta só força de vontade para dormir, tenha um ambiente confortável. A cama, o travesseiro, os lençóis e o cobertor influenciam diretamente na qualidade do seu sono, tenha tudo isso do jeito que você se sente bem. Além disso, um ambiente sem luzes e barulho é primordial na hora de descansar.
  • Bebidas que deve evitar: antes de dormir é válido ingerir algum tipo de bebida, porém, tem que ter cuidado na escolha. Bebidas ricas em cafeína não são recomendadas, como refrigerantes e café. O álcool também não é recomendado antes de dormir, muitas vezes as pessoas gostam de tomar um vinho ou uma cerveja para relaxar, contudo, eles também podem desregular o sono.
  • Bebidas que pode consumir: Chás de camomila, erva doce e cidreira ajudam a acalmar, por isso são bons aliados do sono. O leite morno também é recomendado, pois possui triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, substância que ajuda a regular o sono, contudo, se você tem problemas de refluxos, evite o leite. 
  • Cuidado com eletrônicos: assistir filme, dar uma olhada no Instagram ou até mesmo jogar online, esses hábitos são estimulantes e podem ser prejudiciais ao sono. Aconselha-se desligar tudo uma hora antes de dormir, diminuir a luz e ter um momento mais calmo com um livro tranquilo ou uma música relaxante.
  • Exercitar: quando você pratica exercícios físicos seu corpo tem a necessidade de um bom descanso, por isso, uma atividade durante o dia pode regular o sono. Só seja cauteloso com os exercícios a noite, pode te deixar agitado e com dificuldade de dormir. 

Por fim, todas essas dicas são válidas como uma tentativa de melhorar o sono. Se mesmo assim você ainda tiver dificuldades para dormir, procure a ajuda de um profissional, seja um psicólogo, psiquiatra ou neurologista, eles farão um acompanhamento específico para o distúrbio. O descanso diário é fundamental para o funcionamento do corpo, e como já foi comprovado, está diretamente ligado também ao coração. 

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