Seus amigos te fazem bem?

Muitas vezes quem consideramos amigos não nos considera tanto

No próximo sábado (20) é o dia do amigo, comemorado em muitos países. E para celebrar essa data da melhor maneira possível, às vezes é importante rever algumas amizades. 

De um tempo pra cá um conceito tem sido bastante difundido, o de pessoas tóxicas. Já virou tão comum que até é motivo de piada na Internet. O significado de tóxico no contexto de seres humanos são aqueles que alteram seu cotidiano para o lado ruim, podendo até mesmo sugar suas energias. Por isso, é importante ser consciente e identificar se esse tipo de pessoa anda rondando você, seja numa relação de amizade, amorosa ou até mesmo profissional.

O amigo tóxico tem características comuns que com a convivência você consegue perceber. Confira algumas: 

  • Marca e desmarca: todo mundo já teve um amigo desse, está tudo certo, você planejou uma viagem bacana, comprou a comida de levar, abasteceu o carro, na manhã de vocês irem ele simplesmente desmarca. Óbvio que imprevistos todos têm, mas se isso acontece com frequência, como no cinema que vocês combinaram ou no almoço de sexta-feira e os motivos sempre envolvem programas “melhores”, pode ter certeza que essa pessoa não respeita seu tempo. 
  • Fala mal de você por trás: na sua frente ele te considera a melhor pessoa do mundo, quando você vira as costas ele te difama para as outras pessoas, essa é uma característica marcante da pessoa tóxica, e até mesmo mau caráter. Neste caso, é importante observar esse tipo de comportamento, porque a verdade sempre aparece.
  • Se faz de vítima: em qualquer situação essa pessoa quer que a atenção seja voltada para ela, sempre se colocando como a injustiçada.
  • Te culpa pelos próprios fracassos: essa é clássica, o amigo tóxico nunca é responsável pelas próprias ações, ele sempre vai achar alguém para colocar a culpa. E se você disser que não, ele segue o ponto anterior e se faz de vítima.
  • É manipulador: este é um ponto crucial para definir se alguém é tóxico e um dos mais difíceis de identificar. Eles têm alto poder de persuasão e te fazem acreditar constantemente que você é o errado da história, alguns conseguem até que você peça desculpa pelo erro deles. 
  • É egoísta: a vontade dele sempre prevalecerá, ele não pensa no amigo ou no coletivo. Além disso, fala de si mesmo o tempo todo, não presta atenção na sua vida ou nos seus assuntos, para ele a única vida que importa é a própria.
  • É infeliz e pessimista: sabe aquela pessoa que sempre tem algo da vida para reclamar? Tudo sempre dá errado para ela. Esse sentimento é tão grande dentro dela que acaba afetando todos ao redor.
  • É incapaz de pedir desculpa: além de te responsabilizar por tudo que acontece na vida dele, quando ele erra não admite que errou e muito menos pede desculpa, nessas horas colocam a manipulação em prática. 

Você deve estar se perguntando como alguém pode continuar convivendo com uma pessoa dessa forma? Vejamos bem, muitas vezes a pessoa que está envolvida com um tóxico não tem essa consciência, ou porque gosta muito do outro ou tem uma dependência emocional, são inúmeros os motivos que fazem alguém alimentar sentimentos e manter uma relação assim.

Se você tem um amigo com algumas dessas características, sinal de alerta, pode ser que ele não seja tão seu amigo assim. Neste caso, mesmo que doa, o ideal é se afastar, pode ter certeza que sua vida fluirá muito melhor longe de pessoas com esse tipo de energia. 

Tags: amizade qualidadedevida saúde

Veja mais