Saiba qual destino e utilidade dar às sacolas plásticas

Muito além de apenas carregar as compras

A conscientização sobre o uso de plástico vem crescendo nos últimos anos, alguns supermercados, restaurantes e lojas já encerraram com as sacolas plásticas e têm investido em papel ou até mesmo em outros materiais orgânicos. Contudo, os números ainda são alarmantes, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. 

Cabe a nós, no dia a dia, diminuir esses dados. O primeiro passo é recusar as sacolas plásticas. Se cada um diminuir o uso e der o destino correto às sacolas que já existem, o impacto no planeta será menor, e consequentemente, o meio ambiente terá uma recuperação melhor, esse que já se encontra tão desgastado.

Em um primeiro momento, as sacolas que você já tem em casa podem ter outras utilidades, confira algumas:

Proteger objetos frágeis

Elas podem ser muito úteis durante a mudança, enrolar as sacolas nos objetos que vão dentro das caixas podem proteger de arranhões ou até mesmo que quebrá-los.

Encapar livros escolares

Para aumentar a durabilidade dos livros das crianças, as sacolas plásticas podem ser uma solução. É bem simples, basta cortar a sacola um pouco maior que a área do livro, em seguida dobrar em volta do livro deixando a parte que sobrou para dentro, depois basta colar fita-crepe na sacola para segurar. É uma atividade bacana para fazer com as crianças ajudando.

Facilitar a limpeza

Chegou do supermercado e vai descascar ou cortar algum alimento, coloque a sacola plástica por baixo para proteger a mesa ou a pia. No final, é só descartar o lixo orgânico de cima da sacola e colocá-la no lixo reciclável.

Cobrir as roupas

Sabe aquele casaco que você só usa uma vez por ano? Guardá-lo dentro de um saco plástico grande ajuda a proteger contra poeira e outras partículas do ambiente, quando for usá-lo novamente, estará praticamente intacta.

Como luvas

Na hora de fazer aquela pintura, seja no cabelo ou na parede, na falta de um par de luvas, uma sacolinha pode evitar que você suje as mãos.

Depois de opções de reutilizar as sacolinhas, é bom saber como dar um destino correto à elas. Se elas forem descartadas de maneira errada, podem chegar aos mares e rios, além de poluir o solo. O mais recomendável é separá-las dos demais materiais, principalmente de lixos orgânicos.

Algumas cidades têm o serviço de coleta seletiva que facilita esse processo de descarte. Contudo, se na sua região não tem essa opção, você pode descartá-las em locais especializados em reciclagem. Você pode guardá-las por um período de tempo e uma vez por mês, por exemplo, levá-las ao local mais perto da sua casa. 

Por fim, as sacolinhas plásticas não são as únicas vilãs contra o meio ambiente. O plástico em geral é bastante nocivo ao planeta, ter consciência disso, recusar e buscar outras alternativas é dever do ser humano. A qualidade do meio ambiente depende de ações realizadas agora.

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais