Diminua estes gastos mensais fixos agora!

Muitas vezes é preciso ajustar o orçamento

Em alguns momentos da vida não tem jeito: é preciso cortar gastos para adequar o orçamento. Neste caso, a primeira coisa que se pensa é em deixar de lado alguns hábitos mais supérfluos como lazer. Contudo, é nos gastos fixos mensais que é possível dar uma boa enxugada, sem afetar a qualidade de vida.

Pensando nisso seguem quatro gastos fixos que as pessoas costumam ter e que podem fazer mudanças para economizar.

Telefone e internet

Um destes gastos é a conta de telefone e internet. A sua está adequada com as suas necessidades? Muitas vezes o pacote não atende às necessidades do usuário e todo serviço extra pode custar muito mais caro.

A grande dica é avaliar quanto você precisa utilizar por mês incluindo ligações e plano de dados. Depois entra a ação de barganha, as operadoras costumam diminuir o valor dos planos quando você fala em mudar para o concorrente, por exemplo. Por isso, pesquise outras opções e tente fazer a cobertura com a sua operadora.

O mesmo vale para a internet fixa, eles costumam cobrir ofertas da concorrência. No final das contas, você pode pagar mais barato pelo serviço que já possui.

Supermercado

Na hora de fazer compras, leve uma lista com tudo que está faltando e siga a risca, quando se vai sem uma lista previamente decidida, a tendência é levar coisas desnecessárias que podem até perder na dispensa.

Outra dica é relacionada a pesquisa, compare preços, a diferença pode ser muito grande de uma rede para outra. Além disso, marcas alternativas podem te satisfazer da mesma forma, por um preço mais em conta.

Transporte

Busque alternativas para ir ao trabalho, se você mora perto, ir caminhando faz bem ao bolso e à saúde. Transporte público também pode ser muito mais em conta, mesmo se na sua cidade for um pouco mais difícil, escolha pelo menos dois dias da semana para ir ao trabalho de ônibus ou metrô. 

Tarifas bancárias

Você faz 10 saques por mês? E 20 transferências? Muitos bancos convencionais têm pacotes para essas coisas e cobram valores desnecessários. Se você quer manter seu banco de costume mas não quer pagar isso, lembre-se que todo cidadão tem direito à uma conta corrente gratuita, é regra estabelecida pelo Banco Central.

Já os bancos digitais oferecem, geralmente, todos estes serviços e outras vantagens gratuitas. Você tem facilidade e custo benefício. 

Débito automático

Existem alguns valores descontados no cartão de crédito que a gente paga sem nem perceber, como assinatura online, aplicativos, streaming de música e vídeos. Se você não utiliza esses serviços com frequência, vale fazer uma varredura na fatura do cartão de crédito e cancelar tudo isso que não for necessário.

Fique atento à todos estes gastos e melhore seu orçamento. Se conseguir economizar em tudo isso, sua conta já não fechará no vermelho no fim do mês e pode até sobrar um dinheiro para investir.

Tags: finanças planejamentofinanceiro

Veja mais