Conheça os benefícios do suco de batata

Uma opção saudável para a queridinha da mesa dos brasileiros

Batata frita, purê de batata, batata assada, sopa de batata, batata recheada… são infinitas as opções de comer aquela famosa batatinha. Mas nem todas essas opções são saudáveis como o suco de batata. 

Você deve estar se perguntando, como assim, suco? Diz a lenda que após a Segunda Guerra Mundial, um médico alemão começou a tratar seus pacientes com problemas estomacais com suco de batata crua, após dez dias eles já apresentavam melhoras. 

Hoje em dia já foi comprovado que ele é rico em nutrientes e vitaminas que fazem mais bem para a saúde do que você imagina. Muitas pessoas inseriram essa mistura na dieta e consomem diariamente. 

Se você nunca viu essa variação, confira agora os benefícios e uma receita para fazer em casa.

Alivia dores no estômago

Sabe aquela gastrite que incomoda? O suco de batata pode ser um aliado contra os sintomas da doença. Isso porque ele possui substâncias cicatrizantes que ajudam a recuperar a parede do estômago. Além disso, ele neutraliza o ácido estomacal e evita a fermentação, dois causadores de dor. Outro ponto importante é que o poder alcalino do suco de batata faz com que aquele refluxo incômodo diminua.

Tem efeito detox

Uma boa limpeza no organismo às vezes é necessária. O suco de batata faz exatamente isso, elimina toxinas e ainda é um auxílio contra a retenção de líquido, diminuindo o inchaço do seu corpo. 

Grande quantidade de vitaminas

A batata é rica, por exemplo, em vitamina C, que reduz sintomas de gripes e resfriados, melhora a pele, protege contra a baixa imunidade e muitos outros benefícios. As vitaminas do complexo B também estão presentes no suco, essas ajudam na saúde capilar, da pele e do fígado.

Diminui a pressão arterial

O suco de batata tem uma grande quantidade de potássio, esse mineral é um vasodilatador dos vasos sanguíneos. Sendo assim, pessoas com problema de pressão alta podem ter bons resultados com o consumo do suco. 

Deixa os ossos e dentes mais fortes

Outro mineral presente é o cálcio, responsável por fortalecer e manter a estrutura óssea do corpo humano. Sendo assim, o consumo do suco de batata pode prevenir doenças ósseas.

Como fazer

Existe a opção tradicional, realizada com batata inglesa. Você vai precisar de duas batatas cruas e 200 ml de água, aproximadamente. É só descascar as batatas, cortar em pedaços pequenos e bater no liquidificador com a água. O ideal é consumir na hora, ou seja, faça só quantidade que pretende beber.

Se seu paladar não gostar da receita tradicional, existe uma opção mais incrementada e também bastante saudável. Nessa receita você vai precisar de batata doce cozida, aproximadamente 100 g, 200 ml de água gelada e uma colher de chá de xarope de bordo, um adoçante natural a base de seiva que pode ser encontrado em casas de produtos naturais. É só bater tudo no liquidificador e caso ache muito grosso, pode adicionar mais água. 

Por fim, você pode adicionar frutas que você gosta aos sucos, limão, maçã e manga combinam com o sabor da batata e podem te surpreender no resultado final. 

E você, o que achou da receita? Vai experimentar em casa? Se sim, conte para a gente se sentiu alguma melhora com o suco.

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais