Confira 5 posturas de yoga para fazer todos os dias de manhã

Iniciar a prática é mais fácil do que você imagina e faz bem para o corpo, mente e espírito

Para quem busca um exercício físico completo o yoga pode ser a solução. Derivada da palavra “Yuj”, nome de origem sânscrita (língua ancestral da Índia), yoga significa “unir ou integrar” e na prática é exatamente isso, colocar a saúde física, mental e espiritual no mesmo patamar.

Dentre os benefícios principais podemos listar: melhoria da flexibilidade; fortalecimento dos músculos e articulações; emagrecimento; diminuição de dores; melhora na postura; regulação da pressão arterial; manutenção do foco; alívio do estresse; melhoria na qualidade do sono; e muito mais. 

Por onde começar

Como muitos exercícios físicos, o mais difícil pode ser começar. A publicitária Lyanna Vasconcelos já pratica yoga a mais de um ano e conta como começou: “Decidi começar depois que uma amiga do trabalho disse que fazia com a mãe dela, no templo budista da Asa Sul (DF). Ela falava muito sobre como fazia bem e eu sempre quis praticar para melhorar minha flexibilidade. Também estava em um momento muito estressante da vida, precisava relaxar”.

Existem várias formas de começar, geralmente, recomenda-se o auxílio de um profissional. Existem professores especializados, é possível, por exemplo, reunir uma turma de amigos e contratar um professor para fazer o acompanhamento semanalmente.

Outra dica é contar com a ajuda da Internet, existem sites e páginas especializadas que ensinam yoga para quem nunca praticou na vida. Uma delas é o canal do Youtube “Exercícios em Casa”, com mais de 2 milhões se seguidores. Nele você encontra uma sequência de exercícios para iniciantes, coloque o tapete na sala, o vídeo na tela e acompanhe. 

Posturas

Logo após acordar, antes de ir trabalhar, estudar ou executar afazeres, você pode fazer algumas posturas que vão te ajudar a ter um dia muito mais leve. Confira:

  • Ataque baixo: Dobrar a perna direita para frente, fazendo um ângulo de 90 graus entre a coxa e panturrilha e ao mesmo tempo esticar a perna esquerda para trás, o joelho e a parte interior da perna têm que ficar apoiados no chão. Depois empurrar os quadris para baixo e levantar os braços em direção à cabeça. Os dedos devem ficar abertos e espaçados. Essa pose é boa para exercitar coxas, peito e virilha.

  • Ângulo lateral: dar um grande passo para a esquerda flexionando joelho flexionado. Depois alongar a perna direita, a coluna e o braço direito, criando uma linha diagonal imaginária. Por fim, levantar o peito. Com essa você aquece o corpo e trabalha a caixa toráxica.

  • Criança: essa muita gente vai lembrar da infância, é colocar os joelhos no chão e sentar sobre os calcanhares. Depois esticar o braço para trás e posicionar a palma das mãos ao lado dos pés. Por fim, apoiar a testa no chão. Essa é recomendável para relaxar.

  • Árvore: nessa postura é necessário equilíbrio e concentração. levante a perna esquerda e apoie a sola do pé na altura da coxa direita. Aviso: evite colocar o pé contra o joelho, já que isso torna o equilíbrio vulnerável. Estique os braços na altura da cabeça, juntando as palmas das mãos, em Namastê. Respire profundamente algumas vezes e inverta a posição das pernas.

  • Estrela: em pé, sobre o pé direito, colocar a mão esquerda no chão e esticar o braço direito para cima, criando uma linha vertical pelos braços. Levantar a perna esquerda o máximo que conseguir e flexionar o outro pé. Aqui é trabalhado o equilíbrio, a postura e a concentração.

O yoga acaba virando um estilo de vida para muitas pessoas, Lyanna explica como a prática influenciou no seu dia a dia. “O yoga mudou minha vida no sentido de entender que eu devo focar no agora, que é o tempo que temos e podemos mudar. Além disso, também consegui criar momentos mais interessantes para apreciar o hoje. Conheço muito mais meu corpo, onde ele pode chegar, o que pode fazer e isso é ótimo. E sem contar que também sinto minha estrutura muito mais forte, física e mentalmente”

Depois de aprender mais sobre o yoga, não perca tempo e conheça os benefícios de perto deste exercício. Pratique e conte nos comentários o que achou!

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