A importância da hidratação durante o inverno

Período é conhecido em muitos lugares pela seca, por isso, cuidado redobrado

Chegou a época — que deveria ser — mais fria do ano e muita gente pensa “estou suando pouco, não preciso de hidratação”, mas muito pelo contrário, é preciso ficar atento com a hidratação por meio de água e cuidados com a pele.

Quando se fala em hidratação, logo vem à mente a água, uns amam, outros odeiam e boa parte não gostam nem desgostam. Mas sempre tem aquela dúvida: qual a quantidade ideal de água para ingerir por dia? Todo mundo já ouviu algo em torno de 2 litros. Contudo, isso é mito! Essa quantidade varia de indivíduo para indivíduo. E você mesmo pode, observando seu corpo, definir a quantidade correta, obviamente não pode ser um valor muito pequeno. 

Para saber quanto você precisa de água por dia, o indicativo principal é a urina, se o seu xixi está com cor amarelada ou laranja, com odor forte, você está precisando de muito mais água. Os médicos dizem que a cor ideal é amarelo claro. Outros sinais de falta de água são: boca seca; dor de cabeça; inchaço; pele seca; prisão de ventre, entre outros. Observe e descubra quanto de água seu corpo necessita por dia.

Se você é da turma que não consegue tomar água de jeito nenhum, aqui vão algumas dicas para criar este hábito:

  • Garrafinha na mão: quando você está vendo a água na sua frente, fica mais fácil lembrar de ingerir. Uma boa prática é estabelecer metas diárias, x garrafinhas em y horas, quando você perceber, já estará fazendo automaticamente.
  • Águas saborizadas: nos últimos tempos as águas saborizadas e aromatizadas têm virado moda e ajuda bastante quem não gosta da água tradicional. Existem várias receitas que envolvem frutas, folhas e até especiarias, vai do gosto de cada um. 
  • Chás: já foi comprovado que os chás têm inúmeros benefícios, um deles é a hidratação. Consumir chás durante o dia, ainda mais no clima frio, pode ser uma ótima opção. Mas lembre-se: sem açúcar!
  • Aplicativos que lembram: se você é esquecido, existem aplicativos especializados em lembrar a hora de tomar água, você pode baixar e nunca mais vai esquecer de beber nenhum copo durante o dia. 
  • Alimentação saudável: frutas e verduras são ricas em água, o que já ajuda na ingestão da água necessária para o dia. Isso vale até para aquela sopa de legumes no frio.

Pele

A pele muitas vezes passa por ressecamento durante o inverno, neste caso, invista em bons hidratantes. Algumas empresas de cosmético, por exemplo, lançam linhas especialmente para essa época do ano. 

Assim como a quantidade de água, aqui é importante também que você conheça a pele que tem, se ela for muito oleosa, por exemplo, alguns hidratantes podem piorar o quadro.

Porém, existem duas dicas importantes que servem independentemente do tipo de pele. A primeira é que banhos muito quentes não fazem bem e ajudam no ressecamento, apesar de ser bastante difícil resistir a altas temperaturas na hora do frio. A segunda dica é que mesmo que não esteja fazendo sol, o uso de filtro solar é indispensável, ele ajuda a hidratar e protege dos raios que são emitidos mesmo na ausência do sol. 

Faça chuva ou faça sol, hidratação é sempre primordial para a nossa saúde, tenha cuidado e aproveite! 

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