A escolha dos seus amigos pode influenciar no seu sucesso financeiro

Eles têm o mesmo objetivo que você?

Já dizia o ditado: “diga com quem andas, que direi quem tu és”, mesmo que muitas vezes utilizado de maneira negativa, essa frase não deixa de ter aspectos verdadeiros, e, até mesmo, positivos. Afinal, se você anda com alguém com os mesmos objetivos, você tende a crescer e trilhar o caminho que deseja.

Se você acredita que isso é real, confira algumas dicas para que seu sucesso financeiro seja caminhe com as amizades certas. Contudo, a ideia não é que você desfaça de grandes amizades, mas sim crie e cultive relações com pessoas que estão alinhadas com seus objetivos.

É normal que as pessoas se aproximem por afinidade, afinal, a definição de que opostos se atraem pode ser complicada durante a convivência. Não há problema nenhum em se relacionar com pessoas que tenham gostos parecidos com o seu, que gostam dos mesmos lugares, que ouvem os mesmos gêneros de música, e, nesse contexto financeiro,  que tenham cargos e salários semelhantes. 

Contudo, não é recomendado limitar o círculo de amizades a pessoas que estão no mesmo patamar financeiro que o seu, isso porque você pode ter a tendência de se acomodar e não focar nos objetivos com maior ambição. Neste caso, dê espaço na sua vida para amizades que você considera modelo de sucesso e inspire-se nessas pessoas. 

E falando em inspiração, ter ídolos também facilita o caminho do sucesso. Busque pensar como as pessoas que você admira. O que eles fizeram para chegar aonde chegaram? Se basear na experiência do outro pode ser uma forma de ter mais acertos que erros.

As amizades podem ser uma porta aberta para um mundo novo de possibilidades. Existe aquele amigo que indica para uma vaga de emprego, que acredita nos seus projetos, que dá ideia para novos negócios. Mantenha esses por perto e não se esqueça de ser esse amigo também. Quando há essa troca de motivação, tudo se torna mais simples. 

E mais uma vez, a ideia não é que você abandone amizades. Lembre-se também que para você chegar aonde chegou, em algum momento contou com a ajuda de pessoas importantes. A humildade é uma qualidade importante em qualquer área da vida, principalmente na amizade.

Mas ao mesmo tempo, seja mais seletivo, conviva mais com quem você se sente bem. Você não precisa, por exemplo, aceitar convites para fazer aquilo que não é agradável, que não está de acordo com as suas expectativas. Você pode estar gastando tempo e dinheiro com pessoas e situações que não têm tanta afinidade com os seus objetivos.

Se você iniciar o processo de fazer novas amizades, tenha em mente que pessoas você quer encontrar. Frequente lugares, como festas, palestras, restaurantes em que se sente bem e que tenham pessoas parecidas com você.

Para abordar pessoas novas, seja solícito, ofereça ajuda, seja simpático e não esqueça que o objetivo é iniciar uma amizade verdadeira que pode ter benefícios, mas não é obrigação da outra pessoa. Conte também com a ajuda das redes sociais, siga quem você deseja conhecer, mande mensagens, converse sobre assuntos em comum, tudo com muita sutileza. 

Assim como você é influenciado pelos amigos, você também é um influenciador. Busque ser o amigo que você gostaria de ter e começará a atrair as pessoas certas. 

Tags: qualidadedevida

Veja mais