24h não estão sendo suficientes? Veja como ganhar mais horas no seu dia

Organização pode ser o segredo

Na vida contemporânea o tempo é escasso. É necessário colocar na rotina tempo para trabalhar, estudar, fazer uma atividade física, organizar a casa, ir às compras, meditar, ir à terapia, beber uma cerveja com os amigos, dormir bem, cuidar das crianças, se informar sobre política e mais uma infinidade de coisas. É óbvio que 24 horas não são suficientes para realizar tudo que é necessário e é normal que a gente fique com a sensação de “fome de tempo”.

Alguns consideram que essa tendência veio por conta das novas tecnologias, as coisas acontecem muito rápido, as informações nos atropelam e é necessário estar atento e acompanhar tudo que acontece. Outra teoria está relacionada ao famoso “tempo é dinheiro”, com a revolução industrial, criou-se uma necessidade de produção muito grande e o pensamento de que isso estava relacionado ao ganho de dinheiro. 

Seja qual for o motivo que nos levou a isso, o fato é que hoje em dia precisamos nos adaptar às demandas e otimizar as 24 horas disponíveis. Confira algumas dicas para ganhar alguns minutos ou horas durante o dia:

Bolsas sempre prontas

Se você utiliza bolsas diferentes para cada ocasião, a dica é deixar as coisas pelo menos prontas. Por exemplo, deixe a bolsa da academia já com o tênis, a toalha e as roupas, a mochila da faculdade já com o material, e, além disso, a necessaire de viagem também já arrumada com shampoo, escova de dente e outros itens essenciais. Na hora de sair, basta pegar a bolsa certa, isso pode economizar até meia hora. 

Conte com o débito automático

Vamos supor que você vá à lotérica ou ao banco pagar as suas contas, gasta tempo andando ou dirigindo até lá, mais o tempo esperando chegar a sua vez. Se as contas vencem em dias diferentes, você ainda tem que passar por esse processo mais de uma vez por mês. Neste caso, a tecnologia é uma grande aliada, você pode cadastrar suas contas fixas no aplicativo do banco e elas serão pagas mensalmente no dia desejado. Além de economizar tempo, você ainda não corre o risco de deixar as contas atrasarem. Este hábito economiza em média 1 hora e meia por semana.

Divida o tempo no trabalho

Muita gente tem dificuldade de concentração ou até mesmo organização de demandas no trabalho. Neste caso, intervalos de 50 minutos de trabalho e 10 de descanso podem ser uma boa solução. Coloque uma demanda específica para cada intervalo de tempo dentro do expediente, ao final do dia você vai ver o quanto o trabalho rendeu mais. Isso ainda evita que você fique até mais tarde trabalhando. A economia é de até 5 horas por semana.

Lista de prioridades

Sabe quando você tem tanta coisa para fazer que não sabe por onde começar? Um papel e uma caneta podem te ajudar nisso. Toda segunda escreva uma lista de todas as tarefas em ordem de importância e conforme for fazendo, vá riscando. Um calendário no celular também pode ajudar. Assim, você evita perder pelo menos 1 hora por semana.

Vale lembrar que por mais que o tempo pareça escasso, não devemos nos tornar reféns dele. O ideal é dividi-lo para as tarefas mais importantes, juntamente com momentos de descanso e lazer. Além disso, não se sentir pressionado, fazer as coisas no seu tempo, ajuda a não ser escravo do relógio.

 

Tags: carreira qualidadedevida

Veja mais